top of page

Foto: Comissão Creche Mobilizada

InShot_20190128_144250503.jpg

Familiares e crianças são afetados com a falta de creches 

Dificuldade mais tarde, de aprendizagem, e socialização, a ausência da creche pode trazer também problemas com autonomia e humanidade

Junho 2017

    A falta de vagas em creches não é recente, no estado de São Paulo, cabendo a prefeitos de cada município resolver isso.  Construindo mais escolas e por consequência mais vagas, melhorando assim o atendimento. Como não há critérios de escolha, a única possibilidade de conseguir uma creche é por ordem de chegada. Mas o número de procura não é compatível com o das unidades disponíveis, fazendo assim com que a lista de espera seja grande, e as mães tendo de procurar creches para seus filhos antes do período correto.      

  E ainda assim, existe chances das mesmas não conseguirem vagas para as crianças, quando chegar a época delas entrarem nas creches. Por isso que os pais recorrem a terceiros para cuidar de seus filhos, podendo colocar a segurança dos mesmos em risco. Ou as mães se sacrificam, largando seus empregos, para tomar conta das crianças.

  Bem como a família, as crianças também sofrem com a falta da creche, na sua socialização, e não tendo a construção base para receber o aprendizado formal. Apesar de não receberem o incentivo das prefeituras para a alfabetização, já nas creches, algumas professoras por iniciativa própria, começam a ensinar alguns conceitos. Porém com a falta da creche, pode aumentar o índice de analfabetização na 1ª, e 2ª série em diante.

bottom of page