top of page

Livro “JN: 50 anos de telejornalismo”

Em 01/09, o Jornal Nacional completou 50 anos e comemorou com o lançamento de livro

Novembro 2019

    O Jornal Nacional, da TV Globo, é considerado o principal telejornal da TV brasileira.Criado por Armando Nogueira e Alice Maria, teve sua primeira exibição em 1°  de setembro de 1969, quando a expressão “boa noite” começou a ganhar o carinho dos telespectadores.  Para festejar seus 50 anos, a Globo lançou um livro que traz histórias e depoimentos marcantes dos grandes apresentadores que passaram por aquela bancada. 

    “É uma história linda, o Jornal Nacional cobriu os grandes acontecimentos da humanidade desde os anos 70. Ele faz parte da nossa cultura, os jornalistas meio que fazem parte da nossa família, ele conseguiu conquistar o apreço das pessoas. Com toda certeza o Jornal Nacional, se não for o maior, é um dos maiores sucessos jornalísticos da história do Brasil”, avalia o estudante de jornalismo, Gabriel Borrego Ruiz. Ele conta que o Jornal Nacional sempre esteve presente em sua casa, “por isso, sempre que a música de abertura anuncia o começo sinto familiaridade”.

    A história do Jornal Nacional reflete, também, a evolução do jornalismo brasileiro produzido na TV. Como o mais importante telejornal do país, o Jornal Nacional sempre foi o precursor das inovações jornalísticas, abrindo o caminho para a evolução tecnológica e para a produção das notícias. O estúdio no meio do parque olímpico nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, e o mais novo cenário rotativo são algumas das inovações e novidades recentes mais marcantes e surpreendentes. 

    Além disso, se nos livros de histórias podemos ver registrados a evolução e momentos históricos centenários,  o Jornal Nacional registrou a história dos últimos 50 anos, que serão reproduzidas para que as próximas gerações possam ver repetidas vezes o caminho percorrido pela sociedade brasileira e os grandes fatos  mundiais. “Foi no Jornal Nacional que nasceram alguns dos jornalistas mais importantes do nosso país como Pedro Bial, Glória Maria, Sérgio Chapelin e Cid Moreira que, mesmo fora da TV há vários anos, ainda tem a voz conhecida até mesmo por aqueles que nunca o viram em um telejornal”, comenta a estudante de Jornalismo Estela Lima. 

Sobre a Rede Globo

    Lançada em 26 de abril de 1965 por Roberto Marinho, atualmente é a segunda maior emissora do mundo e a maior produtora de novelas. Com tantos anos de serviços prestados, a Rede Globo cresce cada vez mais, por estar no ar 24 horas por dia, cinco delas é dedicada exclusivamente ao jornalismo. Contando com 117 afiliadas nacionais e repórteres espalhados por outros países, a Globo se preocupa em trazer ao espectador notícias importante e bem checadas do Brasil e do Mundo, além dos seus diversos programas de entretenimento para todas as idades.

JN.png

ISBN: 9786580634057

 

Edição: 1°

 

Ano: 2019

 

Idioma: Português

 

Páginas: 458

 

Encadernação: Brochura

 

Editora: Globo

bottom of page